Trânsito piorou sem fretados, diz vereador

Postado em 12.8.10 por Rafael Balago |


Em julho, o vereador Antonio Goulart (PMDB) enviou à Prefeitura um ofício, que defendia a necessidade de rever a proibição aos fretados. Segundo ele, tal medida se mostrou ineficiente, pois gerou aumento nos índices de congestionamentos nos dias úteis de 65 km em 2008 para 71,3 km no ano de 2009. Outro reflexo negativo foi da velocidade média dos veículos, que passou de 18 km/h para 15 km/h no mesmo período. Na conversa abaixo, realizada por e-mail, o vereador explica suas propostas para o trânsito, e o que acontece depois que um ofício é entregue na Prefeitura.



Depois de enviar o ofício com as sugestões à prefeitura, quais os próximos passos? Quais as chances de essas ideias serem acatadas pela administração municipal?


Tudo depende da receptividade da Prefeitura. Assim que ele é encaminhado, não temos como saber quando será respondido, é relativo. Caso as autoridades municipais concordem com o nosso posicionamento, uma nova portaria, com um novo texto contendo as modificações sugeridas, poderá ser encaminhada pelo executivo.


No modelo atual, as lotações (vans) ficam restritas às ligações entre os bairros e as estações de metrô e terminais de ônibus. Mesmo assim, elas atrapalham o trânsito? Qual a alternativa para as vans?

Na verdade, as vans deveriam ficar restritas ao sistema alimentador nos bairros. O que acontece hoje é que elas acabam operando nas grandes avenidas, competindo com os ônibus do sistema estrutural. A alternativa é que as vans cumpram seu papel e funcionem como alimentadoras, levando os passageiros para os terminais e grandes avenidas.


- Há estudos sobre quantos táxis utilizam os corredores a cada dia?


Existem em São Paulo cerca de 35 mil táxis. Todos podem utilizar os corredores em algum momento. Não conheço nenhuma estimativa atual.

- Quais outras medidas simples podem melhorar a mobilidade urbana em SP, e como um vereador pode trabalhar para que elas sejam implantadas?


Todas as medidas que levarem os usuários a deixarem seus carros em casa e usar o transporte coletivo, melhorarão a mobilidade na cidade. Contudo, para que isso aconteça é imprescindível que haja investimentos no transporte público, pois o sistema existente hoje já está saturado. Somente novas implantações de projetos de transportes coletivos poderão convencer os motoristas a usar esse tipo de transporte. È importante lembrar que nos últimos cinco anos não foi construído um único terminal de ônibus e nenhum novo corredor, apenas foram terminados um terminal, o do Campo Limpo,que estava em final de obra e um corredor que havia sido iniciado em 1998, o Fura Fila (atual Expresso Tiradentes).
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