Os buracos de todo dia

Postado em 19.4.10 por Urbanias |

O Blog do Urbanias passa a apresentar, toda terça-feira, uma reportagem que saiu na imprensa e vale ser destacada por oferecer uma boa abordagem de um problema da cidade, por mostrar uma nova solução encontrada, etc.

A escolha desta semana, e que estreia essa seção, é a matéria de capa da revista Veja São Paulo, que trata dos buracos da cidade, e apresenta 10 ações que podem ajudar a resolver a questão.

De acordo com a pesquisa DNA Paulistano, elaborada pelo Datafolha em 2008, uma das maiores queixas dos moradores da cidade é sobre a qualidade do asfalto. Na seção Ruas e Calçadas do Urbanias, estão registradas diversas reclamações de buracos nas ruas: há situações onde o buraco voltou a aparecer depois de tapado, casos em que a sinalização não foi refeita após o recapeamento, entre outras.

Da lista elaborada pela revista, o que mais chamou a atenção do Urbanias foi a questão de a prefeitura só enviar equipes para tapar buracos se houver reclamações das pessoas ou informe das equipes de campo da CET. Veja um resumo das propostas abaixo:

1.Criar um Plano de Gestão da Manutenção Viária

"Segundo estudos internacionais, para cada dólar que se deixa de investir em conservação, é necessário desembolsar até 3 em recapeamento e operação tapa- buraco”, afirma o engenheiro Douglas Villibor.

2. Adotar tecnologias modernas de pavimentação

São Paulo ainda cuida de suas ruas como há cinquenta anos. Nenhuma das usinas municipais trabalha com materiais modernos como asfalto acrescido de borracha e polímeros, que conferem mais durabilidade ao piso e são utilizados no exterior há pelo menos uma década


3. Dotar cada subprefeitura de um fiscal de asfalto

A prefeitura só costuma agir quando a população ou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) relata o aparecimento de buracos, sinal de que a vida útil do asfalto se esgotou.

4. Aumentar as equipes de manutenção

“Na Subprefeitura da Lapa, tínhamos caminhões trabalhando sem parar o dia todo e mesmo assim não conseguíamos dar conta de atender aos chamados”, afirma a ex-subprefeita Soninha Francine (PPS).

5. Limitar ônibus e caminhões em vias de tráfego intenso

Quando um caminhão está 20% mais pesado que o máximo permitido, a via se desgasta de 25% a 50% mais rápido do que o previsto. Ou seja, se ela foi projetada para durar dez anos, terá vida útil de cinco a sete anos e meio.

6. Aumentar a fiscalização sobre as concessionárias

Apesar das concessionárias de serviços públicos, como Sabesp, Eletropaulo, Comgás e Telefônica, abrirem quase 50 000 valas por mês na cidade, nem sempre as fecham do jeito exigido — são acusadas muitas vezes de só jogar o asfalto no buraco, sem compactá-lo.

7. Modificar o modelo de contrato de licitação das empresas de recapeamento

Cada empresa contratada recebe 177 reais por tonelada de material colocado nas vias. Ou seja: quanto mais remendos, maior o ganho, o que acaba incentivando a repetição constante das operações tapa-buraco.

8. Priorizar o programa de recapeamento

Nos últimos 21 anos menos de 10% das vias de São Paulo sofreram fresagem e recapeamento. Não bastasse esse atraso histórico, durante os últimos nove meses de 2009 a prefeitura não recapeou um só metro de asfalto na cidade.

9. Controlar a expansão imobiliária em vias não projetadas para tráfego intenso

A criação de grandes empreendimentos O pavimento que havia sido projetado para tráfego leve não suporta tal impacto.


10. Criar alternativas para absorção da água da chuva

A chuva é o pior inimigo do asfalto, pois ela se infiltra nas trincas e vai abrindo vãos no pavimento. Uma das soluções para combater o problema é aumentar a permeabilidade do solo, construindo parques lineares, canteiros verdes e piscinões.

Leia a matéria completa aqui.

edit post
0 Response to 'Os buracos de todo dia'

Postar um comentário