Ônibus movido a hidrogênio está em fase de testes

Postado em 5.7.10 por Ana Krepp |






O Urbanias entrevistou Ivan Regina, Gerente de Projetos da EMTU de São Paulo, para saber as novidades sustentáveis que o projeto do ônibus movido a hidrogênio prevê para a cidade. Os recursos oriundos do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD) e Ministério de Minas e Energias do Brasil visam incorporar a tecnologia limpa do hidrogênio aos transportes, para isso, o projeto conta também com a colaboração entre entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais. Saiba mais:

Qual o prazo de lançamento das primeiras linhas de ônibus movidos a hidrogênio?

O ônibus a hidrogênio é um protótipo que visa pesquisar e desenvolver a tecnologia de propulsão com este combustível. Não há previsão, no momento, para lançamento de linhas de ônibus operadas totalmente com essa tecnologia.

Atualmente, o protótipo está na fase de testes com peso (sem passageiros), ou seja, estão colocadas três toneladas de areia no ônibus, que está circulando no Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara) para verificação de seu desempenho operacional. Em breve, começarão os testes do ônibus com passageiros, em várias linhas do Corredor, para testar sua operação em diversas condições.


É possível que 100% da frota de ônibus da cidade São Paulo passe a ser movida a hidrogênio?

Não há previsão para substituição de todos os tipos de tecnologia utilizada atualmente nas frotas de ônibus, como diesel, energia elétrica (trólebus) e etanol para a tecnologia de propulsão a hidrogênio.


Em quais países esse tipo de veículo é utilizado? Quais os benefícios verificados nesses países?

Esse veículo ainda não opera comercialmente em nenhum país. A tecnologia de propulsão a hidrogênio encontra-se em teste nos seguintes países, além do Brasil: Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha e Japão. O principal benefício é a não emissão de material particulado ou gases de efeito estufa, ou seja, poluição zero.


Foram realizados estudos sobre o impacto ambiental do uso do hidrogênio como combustível? Quais os resultados?

Não há impacto ambiental, já que o ônibus não emite nenhum tipo de gás, nem material particulado. Ou seja, o veículo não polui o meio ambiente.

edit post
0 Response to 'Ônibus movido a hidrogênio está em fase de testes'

Postar um comentário