Se essa praça fosse minha

Postado em 13.7.10 por Rafael Balago |





Ter uma praça melhor para si mesmo, para seu cachorro e para os outros frequentadores. Esse desejo levou os moradores dos arredores da Praça Eisenhower a se reunir e buscar formas de agir. No entanto, acabaram seguindo por caminhos diferentes.

A praça em questão é na verdade um Centro Desportivo Municipal, sob responsabilidade da Federação Paulista de Modelismo. A Federação mantém estruturas para que as miniaturas de barcos, aviões, carros e trens possam passear e encantar as crianças e adultos que frequentam o local. Por mês, cerca de 1 200 crianças, grande parte alunos de escolas públicas, visitam o local e participam de atividades.

A estrutura da praça precisa de melhorias, em pontos como a acessibilidade, instalação de mais lixeiras, e a qualidade do piso. As reuniões dos moradores, alguns deles frequentadores da praça há décadas, começaram no fim do ano passado. Enquanto debatiam o que deveria ter e o que não era necessário na Praça, alguns integrantes do grupo que se formava foram conversar diretamente com o presidente do Clube de Modelismo, Benê Rodrigues, e com a Prefeitura. Entre estes, estava Camila.

Ao comentar com um amigo sobre os planos de reforma da praça, ele disse que poderia ajudá-la a contatar a prefeitura, pois conhecia Walter Feldman, secretário de Esportes e responsável máximo pelo local. "Fomos à Secretaria, esperamos algum tempo, e conseguimos falar com ele", lembra Camila. Feldman se interessou pela ideia de recuperar a praça, e mostrou a elas o que deveria ser feito: era necessário elaborar um projeto técnico, e enviá-lo para a Secretaria de Esportes para avaliação. Dado o aval, ele seguiria para a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Siurb), para analisar as disponibilidades orçamentárias e estabelecer uma data para a realização da obra, no caso de haver dinheiro em caixa.

Com esse canal de comunicação aberto, Patrícia e Camila quiseram acelerar as coisas, para aproveitar a chance. Neste momento, houve a cisão do grupo, pois parte das pessoas acreditava que o debate deveria ser estendido. “Apareceu uma possibilidade de concorrer a uma verba. A gente deveria agir imediatamente,sem criar uma associação, sem ter mostrado pra comunidade, e aí o grupo se dividiu. E a gente continuou no nosso caminho”, diz Marjorie.

A parte das pessoas que seguiu em frente chamou um escritório de arquitetura, que elaborou um projeto para a praça. Este estudo foi apresentado por Patrícia e Camila numa reunião da Secretaria de Esportes, para uma platéia de 200 pessoas. Aprovado, o projeto foi protocolado na Siurb e agora aguarda avaliação do órgão quanto à possibilidade de execução.

Enquanto isso, Marjorie, que também elaborou um projeto para a praça, continuou debatendo as propostas com outros moradores, que também queriam chegar a um “consenso” antes de entrar em contato com a administração municipal. O debate também foi levado para a internet, através do site www.clubedapracinha.com.br e do Urbanias, que recebeu um tópico sobre o tema.


Marjorie (de preto), assim como outros frequentadores da praça, lamentam a falta de participação na elaboração deste projeto: " é uma pena o desenvolvimento de um projeto urbano sem diálogo com a comunidade envolvida, como a pista de corrida ao longo desta área. Quando eu fiz o estudo do planejamento, em outubro do ano passado projetei uma pista de Cooper, mas quando apresentamos o projeto para comunidade, esta atividade foi duramente questionada: as pessoas disseram que não ficariam tranquilas em passear com seus cães com a possibilidade de um corredor passando e o animal sair atrás.". Patrícia e Camila lembraram que o Centro Desportivo, responsável por toda a área da praça, está com dificuldade para formar um conselho de usuários, que tem poder para tomar diversas decisões sobre o futuro do espaço, por falta de pessoas interessadas.




Apesar das divergencias, é sempre animador encontrar pessoas que procuram melhorar o espaço público, sem esperar que as soluções venham de cima. E você? Conhece iniciativas semelhantes que deram certo? Compartilhe boas práticas ou dificuldades enfrentadas em outras situações. O Urbanias está sempre aberto a divulgar e apoiar iniciativas como essas. Afinal, você faz a cidade!
edit post
0 Response to 'Se essa praça fosse minha'

Postar um comentário