É fácil passar de 100 no transporte de SP

Postado em 12.5.10 por Urbanias |

Ontem, no começo da noite, levamos o medidor de ruído para um passeio informal pelas ruas de SP. Pegamos ônibus, metrô, lotação e andamos numa rua movimentada. Os resultados foram surpreendentes.

Em um ponto de ônibus da rua Teodoro Sampaio, por volta das 19h30, o nível de ruído girava em torno de 80 decibeis (db). Bastou uma freada de ônibus para esta medida alcançar 97. Já o motor mal-regulado de um coletivo que passou fez o marcador passar dos 100 db, quase o dobro da medida de 55 db, considerada pela OMS como limite saudável para o ouvido humano.

Depois, a reportagem embarcou em um ônibus com motor frontal, adquirido em 2004. Sentamos no banco logo atrás do motorista, que é reservado para idosos. Caso algum estivesse ali, poderia chegar a ficar exposto a ruídos quase sempre acima de 90 db, com recorde de 103,7 db. E pensar que os motoristas ficam expostos a esse nível de ruído todo o dia, todos os dias..

No metrô, a média não foi muito diferente. Na linha vermelha, no trecho entre Barra Funda e Marechal Deodoro, houve pico de 106,4 db. No entanto, a maior surpresa foi em um microonibus, com menos de dois anos de uso, com poucos passageiros e que trafegava por ruas tranquilas: com o motor ligado e o veículo parado, média de 70 db no espaço interno. Andando, ficava entre 80-90. Em uma subida, cheia de trepidações causadas pelo asfalto, o medidor apontou 103 db de ruído.

Nos próximos dias, iremos realizar medições mais abrangentes nos transportes, tanto nas ruas quanto nos trilhos, de modo a apontar os mais barulhentos, com o objetivo de debater com o poder público os possíveis caminhos para minimizar o problema. Participe também: se você conhece ou vive algum problema ligado ao barulho na cidade, conte pra gente.

edit post
0 Response to 'É fácil passar de 100 no transporte de SP'

Postar um comentário