Coleta seletiva ainda é falha, mas busca melhorias

Postado em 14.6.10 por Ana Krepp |






O Conversa Urbana dessa semana traz informações sobre a coleta seletiva em São Paulo. Já há alguns dias a cidade enfrenta problemas com as falhas nesse sistema. Entrevistamos o Departamento de Limpeza Pública (Limpurb) sobre aspectos que ainda não estão claros para a população e as respostas você confere logo abaixo!


Qual é o caminho que o lixo reciclável percorre após entrar no
caminhão de coleta seletiva?

Todo o material separado é recolhido pelas empresas de coleta, ou através das cooperativas, que também fazem coleta. Os resíduos são encaminhados às Centrais de Triagem, onde o material é separado e vendido posteriormente. Toda a renda é revertida aos cooperados que trabalham nas Centrais. O que não se reaproveitam é encaminhado aos aterros.


Qual a quantidade de lixo reciclável recolhido em São Paulo?

O Programa de Coleta Seletiva recolhe uma média diária de cerca de 120 toneladas de material reciclável.


Reclamações dão conta de que há poucas cooperativas de catadores de lixo credenciadas pelo muncicípio e que por isso também houve falha nos processo de coleta seletiva. A prefeitura estuda credenciar mais cooperativas? A Limpurb concorda que aumentar o número de cooperativas resolveria grande parte do problema?

Atualmente o Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura conta com 18 cooperativas conveniadas (incluindo uma de material eletrônico). O departamento também tem dado atendimento a novos grupos de cooperados que querem ser incluídos no programa. Nos próximos 90 dias mais seis
cooperativas serão conveniadas. Até o final do ano, a previsão é que outros cinco grupos possam fazer parte do Programa de Coleta Seletiva. Além destas novas cooperativas, a cidade também vai ganhar mais três Centrais de Triagem construídas com parte dos recursos do governo federal.
A Secretaria de Serviços está solicitando ao Ministério das Cidades a flexibilização das exigências para a construção das Centrais de Triagem, tendo em vista a grande dificuldade de encontrar, em uma metrópole como São Paulo, áreas públicas com pelo menos 3.000 m2. Das 10 áreas previstas, três já foram aprovadas para receberem os novos galpões, uma das quais, inclusive, já se encontra com a licitação em andamento.


Quais providências foram tomadas sobre as irregularidades na coleta seletiva das últimas semanas?

De acordo com o contrato firmado, e em vigor, com a Prefeitura de São Paulo, as concessionárias são obrigadas a recolher os resíduos recicláveis e encaminhá-los às Centrais de Triagem indicadas pelo Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb). Todas as irregularidades registradas no serviço de coleta seletiva estão sendo notificadas. Lembrando que a notificação é o processo inicial da multa.


A coleta seletiva na cidade de São Paulo já foi normalizada?

O serviço de coleta realizado pelas concessionárias ainda apresenta falhas. Porém, ressaltamos que não está suspensa.


O que o munícipe pode fazer como alternativa se em seu bairro não há coleta seletiva ou está com deficiências?

Pode entrar em contato com a cooperativa conveniada mais próxima (lista das
cooperativas: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/limpurb/coleta_s
eletiva/index.php?p=16512
) e verificar se há disponibilidade. Outra opção é encaminhar o material a um dos 3.800 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) disponíveis em escolas, prédios públicos, comerciais e residenciais, além de supermercados.
edit post
0 Response to 'Coleta seletiva ainda é falha, mas busca melhorias'

Postar um comentário