Novo tipo de pavimento promete reduzir enchentes

Postado em 24.6.10 por Ana Krepp |





Para minimizar impactos causados pelas enchentes, pesquisas estão sendo desenvolvidas afim de disponibilizar ao mercado um pavimento permeável. Entrevistamos Mariana Marchioni, engenheira da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), que ressalta ser importante buscar informações dos locais, dados de chuva, da capacidade do solo de infiltrar água e a distância do lençol freático para que o pavimento seja, de fato, eficaz. Confira!
















O pavimento permeável vale para que tipos de vias?

Vale para calçadas, avenidas e estacionamentos.

Qual o impacto do uso desse material na redução das enchentes?

Os pavimentos permeáveis têm espaços livres em sua estrutura, por onde a água da chuva pode infiltrar-se. Com este tipo de pavimento é possível manter o espaço útil do terreno e, ao mesmo tempo, reduzir em até 100% as enxurradas, dependendo da intensidade da chuva. Eles também melhoram a qualidade da água, por causa da camada de base que funciona como um filtro.

A tecnologia desse material foi desenvolvida em que país e há quanto tempo?
Esta solução já é conhecida há mais de 30 anos e vem sendo amplamente utilizada em países como a Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, em vias para pedestres, estacionamentos e para tráfego de veículos leves.

Qual a durabilidade do material e o que é usado na composição?

O projeto de uso deste pavimento é de 20 anos. Ele é composto de placas de concreto, material de rejuntamento, camada de assentamento, geotêxtil (opcional), base granular aberta (vazios) e novamente o geotêxtil (opcional).

Como são os testes realizados com esse tipo de pavimento?

No 52º Congresso Brasileiro de Concreto, estamos utilizando o Simulador de Chuva ABCP para avaliar o desempenho dos pavimentos permeáveis intertravados. Na 40ª RAPv – Reunião Anual de Pavimentação, estamos apresentando o dimensionamento hidráulico dos pavimentos permeáveis. Além disso, a ABCP está elaborando um manual de melhores práticas, que estará disponível para download no portal da associação. A Universidade de São Paulo (USP) também conduz estudos sobre o assunto.

Há previsão de entrada no mercado?
O sistema já é comercializado em São Paulo. O pavimento permeável intertravado, por exemplo, pode utilizar peças convencionais, portanto, qualquer fabricante de blocos intertravados, que atendam as normas brasileiras, está apto a fornecer o produto. Alguns fabricantes de blocos intertravados e placas de concreto também já fabricam a peça porosa.

Caso um morador deseje instalar este tipo de piso em sua calçada, quais cuidados é preciso ter?
Neste caso de uso de pavimento permeável em calçadas, é importante ressaltar que o pavimento deve ser construído de forma a garantir a infiltração da água, devendo ser feito um projeto executivo por profissional habilitado. Esse projeto deve conter informações como tipo de solo da região, nível do lençol freático e a frequência de chuvas na região. Logo, o cidadão deverá contratar um profissional para a execução correta da calçada.
edit post
0 Response to 'Novo tipo de pavimento promete reduzir enchentes'

Postar um comentário